Catraca ou cassete: qual a diferença?

Algumas peças são muito importantes se você quer melhorar ao máximo a performance da sua bike. Uma delas é o sistema de engrenagens traseiras, que possibilita a troca de marchas na bicicleta.

Ao pesquisar sobre esse sistema, você geralmente vai se deparar com dois termos: catraca e cassete.

Qual a diferença entre os dois e qual escolher? Hoje vamos dar dicas de como diferenciar os sistemas e qual a melhor opção para seu pedal.

Catraca e cassete: qual a diferença?

Elas têm a mesma função e são variações da mesma peça. O que muda é seu funcionamento e design.

A diferença está na posição da roda livre, peça que faz a roda girar.

 

  • Na catraca, todo o mecanismo está dentro da peça e são rosqueadas direto no cubo em sentido horário.

  • No cassete, a roda livre está no próprio cubo. O cassete possui vários cogs, ou engrenagens individuais com sistema de encaixe específico e possui uma tampa de travamento.

Vantagens e desvantagens

A desvantagem da catraca está no fato de que, se houver um dano, a peça toda terá que ser substituída.

No sistema de cassete, você não tem esse problema, pois a engrenagem fica preservada no free hub, sendo de muito mais fácil manutenção.

O sistema de cassete facilita muito a manutenção das peças da sua bike, além de ser no final das contas, mais econômico e da mais leveza pra sua bicicleta.

Gostou das nossas dicas? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco, que vamos te dar o suporte necessário para que você adquira peças corretas e de qualidade! Acesse nossa loja oficial no Mercado Livre e conheça todos os nossos produtos disponíveis para você pedalar com qualidade e segurança!

Siga a Rino Bikes nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Compartilhe esta matéria