Corrente da bicicleta: como saber a hora de trocar?
A corrente da bicicleta é um item que merece sua atenção especial. Sua manutenção é essencial para o bom funcionamento da bike.
Quando é necessário realizar a troca da corrente, surgem algumas dúvidas: será que tem um tamanho certo para cada tipo de bike? Se sim, como saber qual o tamanho? Como sei que está na hora de realizar a troca?
No post de hoje, vamos dar algumas dicas de como saber se está na hora de realizar a troca da corrente e qual o tamanho correto você deve comprar.
Durabilidade da corrente
O tempo de vida útil da corrente depende muito de fatores como:
Geralmente os manuais determinam 1.500km para as bikes de speed e 1.000km para as Mountain Bikes.
Mas não se deixe levar somente por essa informação, pois como dissemos acima, a durabilidade da corrente depende de diversos fatores.
Está na hora de trocar as correntes?
É muito importante estar atento ao nível de desgaste de sua corrente. Se ela quebrar durante o uso, pode causar acidentes, com ferimentos importantes.
Com o passar do tempo, ela se desgasta, os elos que formam a corrente se esticam. Com isso, ela não encaixa corretamente nos dentes das engrenagens. Isso pode prejudicar outros itens de sua bike, como o cassete e também o pedivela.
Existe no mercado uma ferramenta muito útil, que ajudará você a medir a dilatação da corrente. Essa ferramenta traz um guia explicando a forma de medir o desgaste. Ela deve ser encaixada na corrente.
Se o encaixe for perfeito, significa que a corrente não está em boas condições de uso.
Se não encaixar perfeitamente, significa que a sua corrente ainda está em condições de uso.
Como saber a medida certa?
Antes de realizar a compra da corrente nova, verifique qual o modelo da sua bicicleta. Siga sempre as orientações do fabricante.
Existem no mercado vários tipos de correntes e sua medida será sempre em polegadas.
Cada modelo de bike tem o tipo certo de corrente e você deve respeitar isso, pois, se comprar um tamanho incorreto, a corrente não encaixar na coroa e no cassete.
Os modelos de corrente mais comuns são:
Quanto mais marchas a bike tem, mais fina é a sua corrente.
Esteja atento à corrente de sua bike, bem como aos demais itens dela. O bom funcionamento depende de que tudo esteja sempre em ordem, evitando assim acidentes e economizando dinheiro com manutenções maiores.
Quer saber mais sobre manutenção e itens de segurança para você e sua bike? Não deixe de ler os posts anteriores.
E entre em contato conosco para tirar qualquer dúvida. Nossos profissionais da Rino Bikes estão sempre por dentro das novidades para ajudar você!