Marchas da bicicleta: como mudar de forma correta?

Para se aproveitar ao máximo sua bicicleta, é muito importante saber como mudar de marcha.

Sabendo trocar de marcha corretamente, você pode manter a cadência em diversas situações, o que possibilita cobrir maiores distâncias, atingir maiores velocidades, passar por caminhos mais íngremes. Você se cansa menos, pois está utilizando sua bike de forma mais eficiente.

No post de hoje, vamos explicar de forma simples e prática como você deve utilizar a troca de marchas ao pedalar, melhorando assim sua experiência ao pedalar.

Como funciona a marcha?

Em via de regra, as bicicletas possuem um sistema de passadores, como uma alavanca, para se fazer a troca de marchas.

Se a bike tiver apenas o câmbio traseiro, esse passador fica no lado direito

Se possuir cambio traseiro e dianteiro, haverá o passador do lado esquerdo, que controla o câmbio dianteiro, que são as marchas das coroas, engrenagens que ficam no pedivela.

O passador no lado direito controla o câmbio traseiro, conhecido como catraca ou cassete e a quantidade de posições varia de acordo com a quantidade de marchas da bicicleta.

Quando é o momento de trocar de marcha?

Você que determina quando deve trocar de marcha. É importante que você esteja se sentindo confortável ao pedalar, mantendo a cadência constante, mudando de marcha conforme suas pernas e sua percepção sentem necessidade.

Sempre que começar a pedalar,utilize uma marcha baixa para que seja mais rápido e fácil pegar o ritmo.

Aumente a marcha gradualmente,à medida que ganhar velocidade, assim você mantém a cadência da pedalada.

Nas subidas, diminua a marcha da bike, visto ser quase impossível subir uma colina com uma marcha alta. Por mais que seja mais difícil se manter equilibrado em uma velocidade menor, você evita acidentes, já que fica mais fácil de se apoiar com os pés no chão em uma velocidade baixa.

Como trocar as marchas?

É muito importante fazer a troca de marchas no momento certo para evitar danos às correntes da bicicleta. Você  troca de marchas pedalando, diminuindo a força no pedal ao fazer isso. Mas nunca troque de marcha pedalando em pé na bike ou sem apoio do selim, para não arrebentar a corrente e se acidentar.

Prefira sempre combinar as marchas dianteiras e traseiras, usando a seguinte proporção:

1-1 / 1-2 / 1-3 / 2-2 / 2-3 / 2-4 / 2-5 / 2-6 / 3-5 / 3-6 / 3-7.

Por exemplo, use a 1 e a 2 na direita com a 1 na esquerda, depois passa a esquerda pra dois e vai subindo a direita até a 6, depois muda a esquerda para 3 e depois usa a última na direita.

Algumas combinações de marcha, conhecidas como câmbio ou corrente cruzada, devem ser evitadas para não danificar câmbio e correntes. São as seguintes combinações:

1-6, 1-7, 3-1 e 3-2, sendo as duas combinações mais extremas de cada ponta. Evite também o 2-1 e o 2-7.

Quer saber mais sobre como utilizar melhor sua bike e itens de segurança essenciais para pedalar por aí? Não deixe de ler nossos posts anteriores.

Na Rino Bikes, você encontra bicicletas ideias para você e todos da sua família, bem como equipamentos de alta qualidade para você e sua bike. Entre em contato conosco e saiba mais!

fonte: http://vadebike.org/2006/08/a-ordem-correta-da-passagem/

https://pt.wikihow.com/Mudar-a-Marcha-de-uma-Bicicleta

Compartilhe esta matéria