Como ensinar seu filho a andar de bicicleta?

Aí está uma coisa que se aprende e nunca mais se esquece, mesmo com o passar dos anos: andar de bicicleta.

Para a criança, é uma importante lição de paciência, força de vontade e  dedicação e faz bem para sua auto estima.

Muitos pais ainda tem dúvidas de como fazer isso de forma saudável e que seja benéfica para seu filho.

Hoje, vamos dar algumas dicas fáceis de como ajudar seu filho nesse processo tão importante para a infância dele.

Evite o uso das ‘rodinhas

Pode parecer uma dica estranha, mas ensinar seus filhos a andar de bicicleta sem as rodinhas é muito mais eficaz.

Ela pode ser útil no começo para ensinar a criança a pedalar, guiar e frear, mas acaba adiando um aprendizado importante, que é o de se equilibrar em cima da bicicleta.

Se você optar por usar as rodinhas, limite o tempo de uso a no máximo uma ou duas semanas para não deixar seu filho muito inseguro.

Recomendamos  ensinar a criança a se equilibrar em cima da bicicleta, assim os demais passos serão dados com mais com mais facilidade.

Escolhendo a bicicleta

Para crianças entre 2 e 5 anos, a bicicleta de equilíbrio é uma ótima opção. Ela não tem pedais nem rodinhas. A criança vai andar com os pés, usando-os para dar impulso e parar. Com isso, ela vai aprender a se equilibrar.

A partir dos cinco anos, você pode escolher outro modelo de bicicleta, como já mostramos neste post. A escolha do tamanho correto para a altura do seu filho é importantíssimo. Uma bicicleta muito grande ou muito pequena vai ser prejudicial para o aprendizado e para a saúde física, pois pode causar dores e quedas desnecessárias.

Mantenha a criança bem protegida

As quedas são inevitáveis, fazem parte do aprendizado.

Para evitar os arranhões e pancadas na cabeça, não esqueça de equipar seu filho com capacete, joelheira, cotoveleira e se for possível, em dias mais amenos, uma calça comprida.

Mantenha a criança protegi

Procure um local ideal para pedalar

Escolha trajetos planos, pavimentados, como em parques por exemplo, sem as distrações e perigos de uma rua muito movimentada.

Evite áreas com gramado, pois isso dificulta a locomoção e equilíbrio em cima da bicicleta.

Mãos à obra!

Depois dessas dicas de segurança e escolha correta do modelo de bicicleta para seu filho, vamos ao que interessa: ensinar a criança a andar de bike!

Abaixo temos dicas importantes:

  • Mostre para a criança onde está o freio e como ela deve utilizar;

  • Ensine ela a como deve se guiar pelo guidão;

  • Segure de leve na parte traseira do banco, dando suporte para seu filho se equilibrar, mas sem impedir que ele guie sozinho a bicicleta;

  • Não segure o tempo todo seu filho, deixe que ele vá adquirindo confiança, mas claro, não saia do lado dele;

  • Não empurre a criança, permita que ela vá se soltando aos poucos, sem pressão;

  • Mesmo se a criança cair, continue motivando, ajude- a voltar ao começo do processo, tendo sempre muita paciência e bom humor;

  • Se não deu certo da primeira vez, não pressione nem rebaixe seu filho, ajude-o a encarar o desafio e recomece outro dia. Nem todos aprendem de primeira, e novamente, é necessário paciência e compreensão dos pais para não desanimar a criança;

  • Esteja sempre por perto, mesmo quando seu filho já pegou o jeito e começar a se aventurar a dar umas pedaladas mais longe.

Ensinar seu filho a andar de bicicleta é um momento único e marcante na vida da família. Com essas dicas, essa experiência ficará ainda mais proveitosa.

Na Rino Bikes temos o modelo ideal para a criança que está nesse processo de aprendizagem, visite nosso site e confira.

Compartilhe esta matéria