Dicas de segurança para seu pedal na cidade

Se você foi um dos muitos que decidiu utilizar a bike como meio de transporte para seu trabalho, escola, ou simplesmente para seu lazer ou modo de fazer exercícios físicos, deve também estar atento a sua segurança durante o pedal.

Além dos itens de segurança indispensáveis que você deve utilizar, evitando assim danos físicos, é preciso também estar por dentro das leis de transito para uma boa convivência entre pedestres, ciclistas e motoristas no geral.

No post de hoje, vamos dar dicas de como você pode tornar o seu pedal mais seguro.

Não abra mão dos equipamentos de segurança

Essencial para evitar acidentes graves, esses itens de segurança, esses itens de segurança não devem ser negligenciados. Muitos podem pensar que é um exagero, mas a utilização de todos esses itens pode salvar sua vida!

  • Capacete – Seu uso reduz as chances de lesões e sequelas mais graves caso você bata com a cabeça no chão. Para ter certeza de sua qualidade, adquira somente capacetes que tenham o certificado do INMETRO. Para saber como escolher corretamente o capacete, clique aqui e saiba mais!

  • Luvas – garantem uma melhor aderência e reduz o atrito ao segurar o guidão e protege suas mãos em caso de queda

  • Óculos – protege seus olhos da poeira, insetos e pequeno objetos

  • Joelheiras e cotoveleiras – minimizam os danos aos joelhos e cotovelos em caso de queda.

Equipamentos para a bike

Para garantir ainda mais segurança no seu pedal, alguns equipamentos são importantes de se utilizar na bike:

  • Buzina – para alertar outros ao seu redor e sinalizar algo

  • Fitas refletoras – garantem que você seja visto a noite, pois reflete a iluminação dos carros

  • Farol e lanterna – mais uma garantia de que você sera visto a distancia a noite pelos motoristas. Utilize uma iluminação branca na dianteira e uma vermelha na parte traseira para que o motorista identifique a sua direção. E a lanterna vai te ajudar a ter uma visão melhor do percurso.

Cuidados no trânsito

Agora que você e sua bike estão bem equipados, vamos falar sobre como você pode pedalar no trânsito com segurança. Algumas atitudes são cruciais para evitar acidentes graves e não infringir nenhuma lei de trânsito!

  • Não circule nas calçadas – a calçada é de uso exclusivo dos pedestres, portanto, não pedale por elas. Você pode atingir uma pessoa, as vezes um idoso ou uma criança, causando lesões graves. Se você precisar circulas na calçada, desça da bicicleta.

  • Não pedale na contramão – De acordo com o Art. 58 do Código de Trânsito Brasileiro é proibida a circulação de bicicletas na contramão. O ciclista deve trafegar nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. Portanto, respeite a lei, isso vai evitar um choque frontal com um pedestre ou um carro!

  • Se possível, pedale em ciclovias ou ruas tranquilas – se no seu trajeto tiver uma ciclovia, não hesite em utilizá-la. Elas vão te dar mais segurança diante dos carros e motos. Mas se não tiver essa opção no seu caminho, tente evitar grandes avenidas, principalmente nos horários de pico. Prefira utilizar as ruas paralelas as avenidas, evitando o trânsito pesado do dia a dia.

  • Sinalize o que vai fazer – para uma boa convivência e para sua segurança, sinalize tudo o que você for fazer. Por exemplo: Sinalize com a mão esquerda em 90º quando for virar à esquerda; sinalize com a mão direita quando for virar à direita; se for continuar em frente em um local onde muitos carros viram à direita, sinalize com a mão em 45º, pedindo para o motorista aguardar.

  • Fique atento aos carros parados – mantenha uma distância suficiente para que, caso alguém vá desembarcar de um carro que está parado, não bata com a porta em você e te derrube.

  • Circule na faixa da direita – use sempre a faixa da direita, destinada a veículos menos velozes. Mas não fique tão no canto, pois pode ser que o motorista queira passar na mesma faixa que você está e não haverá uma distância segura para os dois.

  • Respeite os sinais de trânsito – se você passar num farol vermelho, se colocara em risco desnecessário; pode ter um carro vindo na transversal e te acertar, ou você pode causar um acidente com um pedestre que estava oculto nos carros.

  • Não pedale no corredor de ônibus – evite essas vias, pois os motoristas de ônibus não gostam de ciclistas circulando por ela

Seguindo essas dicas, seu pedal vai ser mais seguro e você também contribui para um transito mais solidário e respeitoso em sua cidade.

Quer começar a pedalar mas ainda não encontrou a bike certa? Conheça a Rino Bikes, além de bikes de qualidade, você também encontra todos os itens para pedalar com segurança.

Clique aqui e siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro de todas as dicas.

Compartilhe esta matéria