Modalidades do ciclismo nas Olimpíadas de Tóquio 2020
Adiado por conta da pandemia do corona vírus, os Jogos Olímpicos começaram dia 23 de julho de 2021.
E pra você que curte bike e quer saber melhor quais as modalidades de ciclismo competem nas olimpíadas, no post de hoje vamos falar sobre quais são as que participam nos jogos e vamos explicar um pouco sobre cada uma delas.
Ciclismo nas Olimpíadas
O ciclismo está presente nos jogos olímpicos desde sua primeira edição, que foi realizada em Atenas em 1896.
Modalidades Olímpicas
As Olimpíadas contam com cinco modalidades do ciclismo, sendo elas:
Cada vertente tem suas particularidades, vamos entender melhor cada uma delas:
Ciclismo de Estrada
Nessa modalidade, há dois tipos de provas: a competição entre equipes de corrida na estrada, que é uma prova de resistência, e o objetivo é fazer com que o líder escolhido pela equipe se canse o mínimo e chegue na frente. Essa prova é disputada nas ruas, com um trajeto de 250 km a 280km para os homens e 100 km a 140km para as mulheres.
O outro tipo de prova é a competição individual contra relógio que é uma corrida de velocidade e os atletas utilizam bicicletas bem leves, pesando menos de 7 kg. Os atletas largam individualmente, a cada 90 segundos e andam contra o relógio. Vence quem fizer o menor tempo. Trajeto de 40km a 50km no masculino e 20km a 30km no feminino.
Ciclismo de Pista
Essa modalidade é disputada em um velódromo, (indoor) em uma pista oval de 250 metros e os ciclistas competem para atingir o menor tempo durante as voltas. Dentro dessa modalidade, existem seis competições:
Mountain Bike (MTB)
Essa modalidade se tornou olímpica em 1996, nos jogos de Atlanta. O ciclista deve percorrer terrenos acidentados de vários níveis de dificuldade;.as provas serão disputadas no estilo cross-country, com múltiplas voltas.
Uma etapa desta modalidade terá 1 hora e 30 minutos e 1 hora e 45 minutos. O circuito deve ter entre 4 km e 6 km, o trajeto não deve ter mais que 15% da parte plana, com subidas e descidas em áreas irregulares. O primeiro ciclista que concluir todas as voltas e cruzar a linha de chegada vencerá a corrida.
BMX (Bike Motocross)
Relativamente nova nos jogos olímpicos, essa modalidade foi introduzida nas Olimpiadas de Pequim em 2008.
Nessa modalidade, oito ciclistas largam de uma plataforma de 10 metros de altura e competem em uma pista de terra com loops e obstáculos, até que cheguem na linha de chegada.
BMX Estilo Livre
Essa será a primeira vez dessa modalidade em jogos olímpicos! A prova consiste no seguinte: os atletas são analisados e julgados com base nas manobras feitas com fluidez na pista que conta com rampas com grandes obstáculos e transições.
Os juízes vão avaliar estilo, execução e dificuldade. Cada competidor tem duas voltas de um minuto para conquistar a bancada de juízes. As notas são somadas a cada volta, que podem ir de 0 a 100 pontos. No fim, os números são somados para coroar o vencedor.
Gostou de saber mais sobre as modalidades de ciclismo que fazem parte dos Jogos Olímpicos? Já escolheu seu favorito para acompanhar?
Não se esqueça que na Rino Bikes, você encontra bikes para vários momentos da sua vida, acesse nossa loja e confira nossos modelos e todos os itens de segurança!
Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades e dicas.
fonte:https://gooutside.com.br/guia-das-olimpiadas-tudo-sobre-ciclismo-em-toquio/
fonte:https://gooutside.com.br/guia-das-olimpiadas-tudo-sobre-ciclismo-em-toquio/
https://gooutside.com.br/guia-das-olimpiadas-tudo-sobre-ciclismo-em-toquio/fonte:https://gooutside.com.br/guia-das-olimpiadas-tudo-sobre-ciclismo-em-toquio/