Hidrate-se! Como o ciclista pode se manter hidratado?

A importância de se hidratar ao pedalar!

Assim como qualquer outra atividade física, quem anda de bike deve estar sempre atento a hidratação do seu corpo.

Isso porque eliminamos grande quantidade de líquidos e sais minerais por meio do suor.

E se não nos hidratamos corretamente quando estamos praticando exercícios ao ar livre, poderemos prejudicar nosso desempenho e passando por muitos desconfortos.

 

No post de hoje, você vai aprender formas corretas de se manter hidratado para não prejudicar seu desempenho pedalando nem sua saúde a longo prazo.

Horários ideais para pedalar

Essa dica vale para quem gosta de pedalar e para qualquer outra atividade praticada ao ar livre: prefira o horário da manhã, até as 10h da manhã e no final da tarde, após as 16h para praticar seus exercícios.

Nesses horários, a temperatura é bem mais amena, principalmente no verão. Consequentemente, sua sudorese será bem menor!

Utilize roupas leves e de cores mais claras, que retém menos calor.

Hidrate-se corretamente

Para garantir um bom desempenho ao pedalar por longos períodos, é importante nos hidratar de forma correta.

A desidratação pode prejudicar muito o desempenho da sua pedalada, causando complicações como:

  • Tontura

  • Formigamento nos pés e mãos

  • Aumento do ritmo cardíaco devido a diminuição do volume sanguíneo

  • Dificuldade de concentração

Para que isso não aconteça, hidrate-se:

  • Antes de sair para pedalar – consuma 500ml de água ou isotônico antes de iniciar suas atividades. Evite refrigerante, bebidas alcoolicas, bebidas muito quentes ou sucos ácidos, como de laranja e limão

  •  Durante – a cada 20 minutos, consuma cerca de 100ml de líquidos, de preferência, isotônico, já que no suor, eliminamos nao so líquidos, como também sais minerais importantes. O isotônico é composto por água, sódio, cloro, potássio, cálcio, carboidratos, e outros eletrólitos. A sua ingestão retardará o surgimento da fadiga muscular e auxilia na manutenção dos níveis glicêmicos. A água de coco também é bastante recomendada de ser ingerida nesse período, além de ser super refrescante!

    Não espere sentir sede para ingerir tais líquidos. A sede já é um sinal que você está desidratado! Lembre-se: beba a cada 20 minutos enquanto estiver pedalando.

  • Após – Se hidratar após seu treino de bike também é importante, pois as 2 primeiras horas são significativas para a absorção de líquidos pelo nosso organismo, aumentando o volume de plasma do sangue. Prefira bebidas geladas, como a água de coco, já citada, e isotônico.

Cuidado com os excessos!

Tudo em excesso faz mal e nesse caso, não é diferente. A ingestão exagerada de água pode causar hipotermia, que é uma condição que ocorre quando o sangue está com o nível de sódio muito baixo.

Isso pode causar:

  • Dores de cabeça

  • Náuseas

  • Confusão mental

  • Fadiga

Alimente-se bem!

Pedalar por um período muito longo exigirá o consumo maior de glicose do nosso organismo. Por isso, é importante dar atenção ao que comemos para manter nosso corpo hidratado.

É aconselhável o consumo de frutas ricas em água, vitaminas, cereais, pães e evitar o excesso de gordura e proteína.

Seguindo essas dicas, você se manter bem hidratado e terá um ótimo desempenho quando for pedalar!

Nos nossos posts anteriores,  temos muito mais dicas, como por exemplo, como ir trabalhar de bike, parques legais para pedalar com a família, e como  escolher a bike ideal para seu filho e para você..

Conheça a loja da Rino no mercado livre e escolha a bike ideal para seu estilo de vida!

Compartilhe esta matéria